segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

10 minutos mais velha!


O que é o tempo?

quem pode explicar?
-quem pode sequer
expressar uma opinião sobre ele?
e ainda assim: Há algo mais familiar e rotineiro?
O que é o tempo?
se ninguém me perguntar, eu sei.
Se tivesse que explicá-lo, não poderia.
só sei: se nada passasse, não teria passado.
se nada nos chegasse, não haveria futuro.
e não haveria presente
se não houvesse nada do que há.
como podem existir essas duas expressões temporárias o passado e o futuro se o passado já não for e o futuro ainda não o é?
Mas se o presente fosse sempre o presente e não passasse não haveria presente a não ser eternidade.
Por outro lado nunca houve um tempo que não houvesse tempo.
Mas se o presente existe só para converter-se em passado, como podemos dizer que existe absolutamente onde só chega a ser e já passou?
ou deveríamos aceitar que o tempo existe só porque tende a não existir?
seguro que nem o passado nem o futuro existem.
o passado não existe porque já não o é.
e o futuro não existe porque ainda não o é.
quer dizer que só há um tempo:
o presente?
ou podemos falar em seu lugar de três tempos distintos:
O presente do passado
O presente do presente
e o presente do futuro?
O único tempo que vivemos realmente é o presente.Mas não obstante em nossas almas sentimos três tempos: o presente do passado, quer dizer a lembrança. O presente do presente, quer dizer a observação. e o presente do futuro, quer dizer, a espera.
No curso de nossas vidas todos os atos que planejamos para o futuro convertem-se em passado no mesmo momento que os realizamos. No transcurso do tempo todas nossas experiências voltam-se mais e mais lembranças.
Tudo o que esperamos, se faz pequeno quando chega o presente. Isso vale tanto para um único dia como para toda a vida.
Confesso-me meu senhor que ainda não sei o que é o tempo.
Deus me iluminará?
Quer ser minha lanterna
Vou a sua luz, meu Deus iluminará a minha escuridão mais e mais.
Augustinus AD 354-430

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CANSEI DE TUDO ISSO!


OK!

Cansei de ler sobre os problemas da sociedade, ter noção que o mundo está ao avesso e que nada vai mudar!também estou efetivamente exausta de possuir a consciência de que o sistema capitalista que a sociedade criou é uma merda!
Até estou cansada de falar mal do Michel Moore...quem me conhece já ouviu a célebre frase: "odeio aquele "gordinho" que faz muito barulho por nada!"!Bom, esses últimos dias ouvi dizer que ele ganhou 25 milhões no documentário The corporation, realmente fiquei muito chateada!e, ainda ouvi dizer que ele riu quando perguntaram isso para ele...como reagir quando se ganha muito dinheiro apenas por criticar o sistema? sem contar os outros documentários como "Fahrenheit 11 de setembro", "Tiros em columbine", o livro "cara cadê o meu país?"É...muito dinheiro na conta corrente do Moore...

Bom, ao menos ele faz alguma coisa! criticar o sistema e causar antipatia nas pessoas...

como fez comigo...

talvez sua estratégia esteja dando certo...mesmo ele ganhando muito dinheiro com isso...talvez ele não queria ter o perfil de Martin luther king ou Gandhi!mas faz alguma coisa...tenho que confessar o "cara" é bom...

O mesmo sentimento tenho pelo João Pedro Stédile, líder do MST. Defende a reforma agrária no Brasil, porém rechaça terras cedidas no governo Lula na amazônia e diz: "quem deseja morar no meio do nada!"

Relação de amor e ódio entre essas duas pessoas...

Pelo incrível que pareça cansei da MINHA postura.

Como diz o meu pai: não adianta ter embasamento filosófico da sociedade e não fazer nada...faça por mais que a coisa seja mínima...mas faça...

É chato lidar com pessoas que tem a noção e conhecimento dos problemas, porém não sai do lugar...

Tipo a digníssima que vos fala!

Parece um organismo séssil que vive no fundo do mar!

A minha força para mudar é um grãozinho de areia perante a força das grandes cooporações e do sistema em que vivemos, Todavia não quero ficar na posição de hipócrita e reclamona!

ODEIO ISSO!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Barry Lyndon-Stanley Kubrick


"Foi no reinado de George III
em que os personagens citados viveram e brigaram
bons ou maus, feios ou bonitos, ricos ou pobres
agora são todos iguais"

REFLITA!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Spartacus-Stanley kubrick



QUANTAS PESSOAS JÁ SOFRERAM E LUTARAM NESSE MUNDO POR LIBERDADE ???????

IMAGINA SE FÔSSEMOS POVOS ESCRAVIZADOS?

VOCÊ LUTARIA PELA LIBERDADE OU SERIA OPRIMIDO PELA MINORIA COM O PODER NAS MÃOS????

REFLITA...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Problema da humanidade...


O Grande problema do ser humano é se achar demasiado humano. Dizia o grande filósofo Nietszche.

O que ele quer dizer com isso?

A todo tempo vivemos procurando a perfeição. No trabalho procuramos ser os melhores e o mais digno dos funcionários; em casa procuramos ser perfeitos e manter uma harmonia com os nossos familiares; procuramos manter as melhores relações em nosso círculo de amizades; até achamos que somos perfeitos e que nunca erraremos na nossa estrada de vida.

Já vi em vários momentos na minha vida pessoas dizendo que são especiais, prefiro não dizer a ocasião e o momento, porém sempre quando me deparo com pessoas que pensam dessa forma lembro do "humano demasiado humano".

Como somos seres egoístas, cheio de imperfeições e quando nos deparamos com problemas na vida achamos que ele é único e que somos os seres mais sofredores do universo!

E por aí vai...

Não acha isso uma verdade?

Um exemplo, no seu cotidiano quantas pessoas você conhece que vivem constantemente mal humoradas, irritadiças e estressadas? inúmeras!

concorda?

Acredito que sim...

que pena, elas sofrem por se acharem demasiadas humanas, ou seja, pessoas egoístas que só pensam nelas.

ESSE É O GRANDE PROBLEMA DA HUMANIDADE!

Cadê a solidariedade? a compaixão?

Talvez se preocupássemos com os que efetivamente sofrem nesse mundo, como por exemplo pessoas carentes, doentes e sem família. A nossas particularidades que chamamos de "sofrimento" se transformaria em uma dor menos dolorosa.

Que tal assumirmos que somos imperfeitos e cheio de erros?

REFLITA!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bom dia pra vc que receberá o resultado do vestibular essa semana e não consegue dormir!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Diógenes


"Conta-se que, certa feita, Alexandre da Macedônia, o Grande, após triunfar sobre os gregos e entrar em Atenas como conquistador, ali soube da existência daquele considerado um verdadeiro sábio pelos atenienses, o mais sábio dentre os homens: Diógenes de Sínope.

Segundo relataram ao Grande, Diógenes fora pupilo do célebre Antístenes de Atenas, por sua vez fundador do Cinismo e notável discípulo de ninguém menos do que o próprio Socrátes. Diógenes era natural de Sínope (hoje, uma cidade da Turquia), mas quando questionado sobre sua naturalidade, se havia ou não nascido em Atenas, respondia simplesmente que era “uma criatura natural do cosmos, e não de uma cidade nem de um estado”.

Conforme as lendas que cercam seu nome, Diógenes, por desprezar praticamente tudo o que considerava mundano, vivia em trapos e perambulava pelas ruas atenienses carregando uma pequena lamparina acesa. Diógenes falava que estava a procurar pelo menos um homem de verdade, um que vivesse por si mesmo, que não fosse apenas membro de um rebanho. Acabou capturado por piratas e posto a venda como escravo. No mercado, foi comprado por um nobre que lhe incumbiu da instrução de seus dois filhos.

Ao perguntar onde poderia encontra o tal sábio, Alexandre escutou que Diógenes morava num barril, nas proximidades de um porto, diziam. Alexandre, sabendo da enigmática busca empreendida por aquele estranho sábio, apressou-se em procurá-lo. Encontrando Diógenes sentado no chão ao lado de seu barril, tomando sol, o imperador, extasiado, apressou-se em lhe dizer: “Sou Alexandre, aquele que conquistou todas as terras. Peça-me o que quiser que eu lhe darei. Palácios, terras, honrarias, escravos ou tesouros jamais vistos. O que você quer, ó Sábio?”. Diógenes, levantou os olhos e respondeu: “Senhor, apenas não tire de mim o que não pode me dar”.

Percebendo que se posicionara entre Diógenes e o sol, Alexandre, perplexo ante a profundidade do que havia escutado, se retirou daquele lugar, deixando também a Capital grega, para nunca mais voltar.

Alexandre, o Grande, é considerado o maior conquistador da história. Diógenes, por sua vez, é considerado o maior entre os filósofos Cínicos."

Fonte: http://scribatus.wordpress.com/2009/05/11/alexandre-e-diogenes-o-grande-e-o-cinico/

sábado, 8 de janeiro de 2011

Série François truffaut!


São 4 filmes que relatam a vida amorosa e profissional de Antonie Doniel. Desde sua infância infeliz que nos leva ao primeiro filme "Os incompreendidos" fazendo-nos refletir a respeito da importância da saúde mental na infância, com respeito e a presença dos pais.

E Claro! admirar esse protagonista!

Com bastante curiosidade chegamos ao segundo filme da série com "Beijos proibidos" retratando sua instabilidade profissional e o encontro de Cristine que termina com um pedido de casamento, como quase todos os filmes românticos!
E, com uma bela sacada do magnífico diretor Francês cria o terceiro filme "domicílio conjugal" e entra na fase da convivência no casamento entre Cristine e Antonie com suas crises, idas e vindas no casamento. E o mais importante no filme: o nascimento de Alphonsus e as incertezas de Antonie no relacionamento resultado de uma infância instável.


Nem tem como não admirar o enredo.

Fechando com o último filme "Amor em fuga" que termina com a separação amigável do casal e a estabilidade profissional de Antonie com seu livro que relata a sua autobiografia misturado com um pouco de ficção entre os personagens de sua vida e o nascimento de outro grande amor na vida de Antonie.

Vale a pena assistir!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Livre-arbítrio ou destino?


Fico com o destino...

Defendo a tese de que até possuímos a livre escolha, embora buscando no crivo da minha razão e pelas minhas virtudes classifico o livre-arbítrio como se fossem estradas com "vias alternativas"! você deve estar se perguntando o porquê dessa definição. Vamos por partes.

Imagine uma longa avenida, e nessa avenida existem várias bifurcações que levam a algum lugar cheio de ruas e anexadas a elas existem ruelas, no entanto todas as ruelas desse lugar não possuem saída ou possui uma ligação pela qual se faz retornar diretamente para uma rua.Fui clara? se você entendeu nem precisa ler o próximo parágrafo.

Uma outra tentativa, é importante compreender. Imagina você,por exemplo, na avenida Brasil e você pretende ir até campo grande e após ao bairro de paciência. Avenida, rua, ruela...se nessas ruelas, em paciência, alguma for sem saída você necessita retornar.

Porquê disso tudo?assim é a vida!

Nós nascemos predestinados, com um destino traçado. O destino é a nossa avenida, porém nada nos impede de seguir pelas ruas, sendo importantíssimo, pois seguindo por elas adquirimos experiência e maturidade. Para seguir o próximo caminho ou sendo em frente pela ruela ou retornando para a avenida. Tanto faz, avenida ou ruela nesse caminho terá sofrimento e felicidades. Perceba que coisa mais bonita! você está traçando a história da sua vida!Percebe a responsabilidade de cada escolha sua?

Outra questão: quem traça o seu destino?

D.E.U.S

Defina-o como você quiser, entidade, força, causa primária de todas as coisas. Não caia no erro de negá-lo, cientificamente, filosoficamente, socialmente você encontrará a sua resposta, que através dela será a sua verdade.
Assim, não importará a verdade de cada religião, dos seus familiares, dos seus amigos. Indubitavelmente o mais imponente é a sua verdade.Respeitando sempre a verdade do próximo. É claro!

Aonde quero chegar nessa estrada de vida louca que imaginamos?

Primeiro lugar evidencie e reflita SEMPRE qual o seu destino na terra.Não viva à deriva como muitos fazem; em segundo lugar desenvolva-se, dinamize-se!como assim!? perdoe a si mesmo aos caminhos das ruas e ruelas que trouxeram sofrimento. Pensar nelas só fará você metaforicamente exemplificando: dedilhar as suas feridas!não vale a pena!cada um com sua particularidade! somos especiais para nós mesmos, só assim seremos especiais e admirados por outrem; e por último e mais especial de todos o homem sem o reconhecimento do poder de Deus é uma pessoa digamos: vazia! Conselho: busque seu Deus nele você irá retirar toda a sua força, coragem e sabedoria!

Quem nunca ouviu dizer que a "liberdade sem sabedoria é o poder sem direção!"???????

REFLITA!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Trecho do livro O mundo de sofia- adaptado

"A razão pertence a cabeça, a vontade ao peito e o desejo ao baixo ventre. A razão deve aspirar sabedoria, a vontade deve mostrar coragem e os desejos devem ser controlados a fim de que o homem possa exercitar a temperança. Somente quando as três partes do homem agem com um todo é que temos um indivíduo harmônico e íntegro!"

REFLITA!