quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A ESPETACULARIZAÇÃO DA MEDIOCRIDADE E A AUDIÊNCIA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA




Vivenciamos no Brasil um processo de culto ao desnecessário, presenciamos nos meios de comunicação a audiência de programas que não enriquecem o pensamento e não obstante, empobrece-o. A conseqüência dessa valorização tão inoportuna no nosso país é fruto da nossa fraca democracia e da falta de iniciativa por parte dos governantes e da própria sociedade.
Tomemos como exemplo Atenas em 450 a.c, berço da civilização ocidental e até hoje é usada como moldes para a consolidação da democracia. Para os atenienses, uma democracia jovem ser bem sucedida, era necessário existir um povo esclarecido, ou seja, com educação, saber da arte de falar e da retórica. Com isso, filósofos chamados sofistas se misturavam entre os cidadãos de Atenas para ensinar e esclarecer a população. Mesmo sendo uma comparação anacrônica, Atenas serve de exemplo para o Brasil, uma vez que nosso país mal se preocupa com a educação e, além disso, valoriza a mediocridade nos meios de comunicação para alienar a população e para que ela não tenha a capacidade de refletir o quanto nosso sistema é falho.
A valorização da massa ao que é desnecessário remete o quanto nosso país é pobre intelectualmente, e não possui a capacidade de refletir o que assiste na mídia, o resultado disso é o desaparecimento da norma culta falada, dificuldades na escrita e a ausência da capacidade de interpretar mensagens e questionar e adquirir uma opinião própria. E os governantes ganham e muito com isso, pois quanto mais alienada for uma população mais fácil será o seu governo, pois poucos têm a capacidade de questionar e vetar qualquer de suas ações. E os mesmos não fazem como os sofistas de Atenas e não procuram levar a informação aos que desconhecem.
Assim, assistiremos enquanto nada mudar, a valorização aos programas que nada acrescentam e somente nos fazem rir e deixam de refletir sobre nossos problemas pessoais e da sociedade como um todo.E, como marionetes nos orgulhamos do nosso sistema somente pela liberdade de se expressar de ir e vir. Em contrapartida, nossos verdadeiros direitos como saúde e educação ficam nos bastidores dos programas, pois na verdade nossa sociedade está preocupada com a mediocridade na mídia e não o seu avanço e a existência de uma verdadeira sociedade democrática.