sábado, 4 de setembro de 2010

“Brasil, pluralidade e contraste"

diferença e mistura racial.
O Brasil é um país rico em cultura devido sua diversidade étnica e miscigenação racial e influencia de imigrantes vindos de toda as partes do mundo. Porém, o que é mais marcante no nosso país é a influencia dos padrões europeus e africanos no nosso cotidiano.
Como,por exemplo, a religião católica é predominante nossa sociedade. Isto é fruto do processo de catequese pelos jesuítas no século XVI que corroborou para que perpetuasse de geração em geração e até os dias atuais. E o que caracteriza no âmbito religioso é dentro da religião católica haver traços de espiritismo, como a umbanda, candomblé e kardecismo. Isso confirma a pluralidade de influencias de diversas culturas no nosso país.
Outro aspecto marcante é a culinária que possui traços africanos como a presença de receitas feitas com fubá e farinha de milho e europeus como o macarrão e bebidas como o vinho.
Mesmo possuindo grande diversidade o Brasil também possui traços negativos como preconceito racial e econômico de pessoas que não conseguem perceber que nosso país é marcado pelo contraste e a diferença de pessoas e culturas.