Dentro da música existe nossa identidade nacional.
Indubitavelmente, a música brasileira é uma mescla de cada cultura e passados históricos de outros países. Sendo através dela que manifestamos nossos sentimentos e registramos nossa situação social e econômica.
No Brasil percebemos através da música a emoção e a condição social do individuo, na qual através, ouvimos críticas e elogios a respeito de nosso território, como por exemplo, o rap que se expressa na classe média baixa, que possui a função de liberar os sentimentos de opressão e rejeição de indivíduos do sistema capitalista e do próprio governo.
Outro exemplo é a música clássica, de influencia cultural européia, é mais abrangente em classe média alta. Como também, a bossa nova de origem brasileira, que possui o traço marcante o enaltecer do nosso país e idealização de mulheres brasileiras, sem a preocupação de manifestar os problemas intrínsecos na nossa sociedade.
Mas, nosso Brasil também possui estilos musicais que englobam todas as classes sociais como o samba e composições de Chico Buarque, Caetano Veloso e Milton nascimento, cujo papel desses músicos foram muito importantes na época da ditadura militar, no qual o nosso país com a censura pertinente na nossa rotina dos cidadãos brasileiros, as letras das músicas havia um tom de críticas e desabafo da opressão e são lembradas com muito carinho pelo povo brasileiro até os dias atuais.
Assim, a música brasileira possui uma profunda importância na cultura e no passado histórico do nosso país, pois retrata a influencia de outros países e conta a nossa história, tendo dever de todos os cidadãos do Brasil guardar dentro de nós essa cultura rica e perpetuar aos nossos descendentes nossa identidade nacional.