sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recentes transformações da metrópole carioca que podem estar relacionados ao processo da globalização. Transformações socioeconômicas e ambientais.

O rio de janeiro e seus problemas estruturais.
O rio de janeiro, desde o processo de colonização no século XVI tem sofrido modificações interruptas, na qual ocasionou transformações espaciais e socioeconômicas expressivas no território, ocasionando sérios problemas estruturais na metrópole.
Na atual conjuntura do Rio observamos a falta de planejamento do crescimento da cidade, que não houve uma preparação dos governantes em organizar a evolução do processo de urbanização e geração de empregos. A conseqüência da falta de administração ocasiona fenômenos como a conurbação, processo de favelização e baixa oferta de empregos que corrobora para o aumento dos índices de violência na cidade.
Isso é conseqüência do Rio de janeiro, ser um pólo de atração de outros estados por haver na região grandes investimentos de empresas privadas, do estado e em setores industriais e de serviços. Ocasionando uma diferença da região dentre as demais do país, que cresce economicamente tornando-se uma cidade importante no âmbito global, e as demais regiões são rechaçadas pelo estado,que gera um estímulo para a migração de cidades com baixo poder aquisitivo para o rio de janeiro em busca de melhores condições de vida, e isto piora ainda mais o problema socioeconômico da cidade.
Esse fenômeno é resultado do processo de globalização que influencia e força o mundo para maior circulação de capitais, serviços, pessoas e mercadorias e como o Brasil somente investe na região sudeste para estar apto e incluso nesse processo e manter uma economia forte e atuante esquece as demais tornando a metrópole carioca atrativa mas cheia de problemas estruturais crônicos.