sábado, 13 de novembro de 2010

"Do oposto para o disposto..."

"tudo flui. Tudo está em movimento e nada dura para sempre".Por esta razão,"não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, tanto eu quanto ele estamos mudados."Heráclito
Ele também nos atenta que pela nossa existência nosso mundo está impregnado por constantes opostos. "se nunca ficássemos doentes, não saberíamos o que significa saúde. Se nunca tivéssemos fome, não experimentaríamos a agradável sensação de saciá-la depois de uma refeição. Se nunca houvesse guerra, não saberíamos o valor da paz, e se nunca houvesse inverno, não poderíamos assistir à chegada da primavera.
"tanto o bem quanto o mal são necessários ao todo"
logo, é necessário à vida a existência do oposto.Lembro-me de um trecho musical "os opostos se distraem e os dispostos se atraem" do Fernando Anitelli.
A primeira vez que ouvi refleti que o melhor os dispostos do que os opostos, No entanto ao ler sobre Heráclito percebi que é necessário passar pelo oposto para definir o que é oposto para estar disposto.
Tive a oportunidade unica de assistir uma aula de filosofia esta semana e o professor havia explicado que os grandes filósofos desde os primórdios de nossa civilização possuem uma tendência ao racionalismo, a fé ou a emoção. O melhor é discutir, elevar a consciência e não impor sua própria visão. pois, se desde que nasci alguns filósofos dizem e que eu não sou eu por estar em constantes transformações orgânicas, talvez um dia possa estar equivocada perante esses pensamentos. logo, para que usar a pura razão para as causas e não confiar nos meus sentidos? se o oposto é necessário a vida, então que venha o oposto para eu estar disposta as questões não resolvidas da minha vida.
Acredito que Parmênides deve estar revirando-se em seu túmulo defendendo suas teses pelo racionalismo!confesso que é necessário a razão em certos momentos! acredite,se usar a pura emoção serei aquela poeta da segunda fase do romantismo, chamada de ultra-romântica, já fui assim na vida mas nada como uma dose de "oposto" da vida para na sua essência estar disposta!