terça-feira, 23 de novembro de 2010

O trabalho na construção da dignidade humana.

O trabalho enaltece e fortalece a mente do ser humano, desde que seja exercido de forma salutar e não agrida suas virtudes e sua dignidade em particular.Para isso, são necessários três fatores: em primeiro lugar o trabalho não pode limitar sua própria liberdade; em segundo lugar deve haver qualidade de vida do trabalhador e prosperidade para o futuro e por último não deve ocasionar conseqüências negativas para a sociedade e o meio ambiente.
no primeiro exemplo, para garantir a construção da dignidade humana no trabalho exercido por qualquer cidadão ele não pode ser reprimido,ou seja, deve ser garantido o seu direito à liberdade e sua jornada de oito horas como está previsto na constituição brasileira. O empregador que não respeitar as leis trabalhistas deve ser punido; trabalho escravo é crime.
O empregador deve garantir também qualidade de trabalho para o empregado, que resulta no segundo fator para garantir a dignidade do trabalhador. Garantindo a sua qualidade de vida como repouso, participações nos lucros e prosperidade no trabalho. È necessário ter a consciência de que é preciso conciliar outros fatores como lazer e integração social.
Unindo a liberdade, qualidade, com o último fator que é o respeito ambiental e ao próximo, que deve ser exercido de forma coletiva, com a união patrão e empregado, a preservação da natureza e seus recursos naturais, que deve ser conservado desde a pequena consciência, de não jogar o lixo nas ruas, até a grande consciência que advém das grandes empresas em preservar, por exemplo, a poluição de um rio que abastece uma grande cidade.
Assim, fazemos do trabalho um instrumento para a construção da dignidade humana. E, caso esses fatores não sejam respeitados por qualquer indivíduo na sociedade ele deve ser punido e aos que desconhecem o Estado deve criar políticas que esclareçam a população brasileira com propagandas para garantir a virtude e a dignidade coletiva do Brasil.