segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

10 minutos mais velha!


O que é o tempo?

quem pode explicar?
-quem pode sequer
expressar uma opinião sobre ele?
e ainda assim: Há algo mais familiar e rotineiro?
O que é o tempo?
se ninguém me perguntar, eu sei.
Se tivesse que explicá-lo, não poderia.
só sei: se nada passasse, não teria passado.
se nada nos chegasse, não haveria futuro.
e não haveria presente
se não houvesse nada do que há.
como podem existir essas duas expressões temporárias o passado e o futuro se o passado já não for e o futuro ainda não o é?
Mas se o presente fosse sempre o presente e não passasse não haveria presente a não ser eternidade.
Por outro lado nunca houve um tempo que não houvesse tempo.
Mas se o presente existe só para converter-se em passado, como podemos dizer que existe absolutamente onde só chega a ser e já passou?
ou deveríamos aceitar que o tempo existe só porque tende a não existir?
seguro que nem o passado nem o futuro existem.
o passado não existe porque já não o é.
e o futuro não existe porque ainda não o é.
quer dizer que só há um tempo:
o presente?
ou podemos falar em seu lugar de três tempos distintos:
O presente do passado
O presente do presente
e o presente do futuro?
O único tempo que vivemos realmente é o presente.Mas não obstante em nossas almas sentimos três tempos: o presente do passado, quer dizer a lembrança. O presente do presente, quer dizer a observação. e o presente do futuro, quer dizer, a espera.
No curso de nossas vidas todos os atos que planejamos para o futuro convertem-se em passado no mesmo momento que os realizamos. No transcurso do tempo todas nossas experiências voltam-se mais e mais lembranças.
Tudo o que esperamos, se faz pequeno quando chega o presente. Isso vale tanto para um único dia como para toda a vida.
Confesso-me meu senhor que ainda não sei o que é o tempo.
Deus me iluminará?
Quer ser minha lanterna
Vou a sua luz, meu Deus iluminará a minha escuridão mais e mais.
Augustinus AD 354-430