terça-feira, 27 de julho de 2010

Cultura de transgressão das leis tão comentada no Brasil hoje.

Relação entre a sociedade brasileira e suas próprias leis e normas:
Falta de confiança
A falta de comprometimento das leis no Brasil se deve a fatos históricos da herança dos nossos antepassados portugueses e brasileiros, e fruto da formação territorial do Brasil e da má consolidação política e legislativa do país.
O Brasil desde o século XVI sempre foi visto como uma colônia de exploração. A terra de que tudo se retira e nada se planta materialmente e culturalmente, e esse parâmetro perpetuou-se durante três séculos a retirada de riquezas e o comando da nossa colônia por uma minoria elitizada e abastada. Nessa época, já havia traços de má administração, contrabandos e o início da consolidação do nosso conhecido” jeitinho brasileiro”.Já nessa época colonial não existia consideração aos comandos vindos de Portugal.Nesse contexto, agora republicano, se perpetua até o século XXI: o respeito às leis no Brasil.Não fomos ensinados, culturalmente, a respeitá-las.
Essa falta de não cumprimento ás leis no país, também tem como responsável a sua extensão territorial, uma vez que o Brasil é uma república federativa e seus estados não possuem uma autonomia perante as leis, ficando a deriva de um poder legislativo central que não possui ferramentas e flexibilidade para atender á demanda de todos os estados.Logo, os brasileiros não confiam no poder legislativo, que nada cobra dos cidadãos e todos os processos fluem de uma maneira profundamente lenta, a não ser que este cidadão faça parte da elite que comande o país.
É necessária uma reforma tributaria e educacional, na qual inicie uma participação política dos cidadãos, gerando a conscientização dos nossos brasileiros, que refletirá
a situação do nosso país e a longo prazo poderemos mudar essa cultura de transgressão das leis já que vivemos em um país na qual a sua democracia é nova e caminha a curtos passos.