quarta-feira, 28 de julho de 2010

A necessidade de que todos compreendam perspectivas diferentes de suas próprias para se conviver melhor.

A condição sine qua non é pensar no próximo
A condição, sem dúvidas, para que exista um mundo melhor é: todo o indivíduo da humanidade tenha a consciência de que não existe uma verdade única, universal e sem falhas.Com isso, todo ser humano teria o poder de refletir e se colocar na perspectiva do próximo.
Como dizia o nosso grande cientista Albert Einstein, em suas teorias sobre a relatividade na física, tudo depende de um referencial, e também deve ser assim no nosso cotidiano. Às vezes, nos deparamos com problemas na vida, na qual não existe solução, como a falta de emprego, saber lidar com certas pessoas que interferem no nosso bem estar. E, a solução para esses obstáculos é mudar o ponto de vista e mudar o referencial, na qual enxergamos o problema.
É nesse contexto que devemos ter a noção, como dizia Isaac Newton: de que toda ação provoca uma reação de sentido igual ou contrário. Logo, de forma análoga, levando para a nossa rotina devemos refletir sobre nossas atitudes e pensar qual a reação que causará na vida do indivíduo e qual a conseqüência na nossa própria vida..
Assim adquirimos a sabedoria de compreender a dor e a reação dos outros e com isso mudaríamos a não somente em nossas atitudes intempestivas,mas sim até mesmo pregar em nossos dias a doutrina do relativismo que defende que devemos ser contrários a uma ideia absoluta e categórica que afirma as verdades, nas doutrinas morais, religiosas, políticas e científicas,uma vez que elas mudam conforme época, lugar , grupo sociais e indivíduos de cada lugar.