sexta-feira, 30 de julho de 2010

Situação diante da qual freqüentemente costumamos a nos calar e deveríamos levantar a nossa voz

O dever de devolver a dignidade
É fato que nós brasileiros possuímos a consciência de nossa estrutura social e política no país. E, assistimos acomodados a hipocrisia do Brasil. Sem dúvida, o que existe, na verdade, no país é um preconceito econômico que divide o país em duas classes: as do indivíduos que não possuem dinheiro e a dos que possuem renda financeira, mas nos calamos para esta situação.
Um exemplo, que está no senso comum dos brasileiros é que nós vivemos em um país cujo preconceito racial está intrínseco no nosso cotidiano, embora vivemos em um país de miscigenação racial e convivemos com brancos e negros de forma comunitária, na classe alta e baixa, ao contrário que existe em outros países como nos EUA cuja essa segregação é intensamente vista no social e no econômico até formando guetos.
Ao contrário o que é visto no Brasil, de forma devastadora , é a disparidade social, na qual somente possuirá os melhores serviços de educação e saúde quem possuir valor financeiro e em contra partida, quem não possui viverá em extremas condições de vida e insalubridade.
Logo, no Brasil o que é imposto na nossa sociedade é acomodação dos cidadãos diante da situação dos indivíduos de baixa renda do país e o que a classe alta faz é um retrocesso das leis se fechando em condomínios fechados, e transgredindo as leis, ao invés de cobrar do nosso estado uma posição para que modifique esse parâmetro de Brasil.
Isso é conseqüência de um condicionamento que foi imposto para os brasileiros desde á época se seu descobrimento e posterior colonização. Fomos condicionados a rejeitar o indivíduo classe baixa e valorizar que possui renda financeira e pensar até que estão acima das leis e essa elite é inviolável e cheia de poder. Cabe a todas as classes cobrar do Estado o que está escrito na constituição: o dever do estado de cuidar de todos os cidadãos dando suas necessidades básicas e o governo possui respaldo para isto, pois nós brasileiros pagamos inúmeros impostos para ser devolvido para o social e não é isso que acontece. Assim, cabe a nós cobrar o retorno para devolver a dignidade de alguns indivíduos.