quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os meios de comunicação devem sofrer alguma forma de controle, ou todo controle representa uma censura indevida?

Informações ponderadas pelo governo
Os meios comunicativos possuem uma grande influencia nos paradigmas da sociedade. E, deve haver um controle do governo, embora de forma ponderada, desde que o indivíduo tenha a oportunidade de refletir sobre os dois pontos de vista que lhe é dado.
Usando a indústria do cigarro, como exemplo, que retrata em suas propagandas televisivas que o consumo de sua mercadoria supera limites, relaxa e é benéfico.Em contra partida, logo após o ministério da saúde alerta sobre os malefícios e as substâncias cancerígenas do cigarro, nesse aspecto o controle é positivo e de forma democrática.
A todo tempo os meios de comunicação querem nos influenciar com ideias e tendências, fruto de uma sociedade baseada profundamente no consumo. É nesse contexto que a Internet deve possuir leis que proíba o monopólio de certos provedores de sites que através de nossas informações pessoais e pesquisas na rede virtual, filtram propagandas para vender certos produtos e isto deve ser proibido.
O governo também deve controlar a rede de pedofilia virtual e propagandas que sejam tendenciosas na televisão e também nos jornais, como exemplo, na qual existe uma página de classificados com anúncios de prostituição, devemos ter a consciência que menores lêem e refletem sobre o que está sendo oferecido pela sociedade e de alguma forma levam isso para as suas vidas, positivamente ou negativamente.
Deve haver um controle dos meios comunicativos e de forma democrática e profilática, desde que não seja totalitário e que respeite o poder de escolha do cidadão, uma vez que não desacate os direitos humanos e a constituição brasileira.Pois, fazendo censuras indevidas repetiríamos o mesmo erro que foi feito na época da ditadura militar, na qual milhares de pessoas tiveram suas opiniões e conhecimentos calados pelo Estado e assim a nossa sociedade estagnou-se politicamente e intelectualmente. É nesse contexto, democrático, que formaríamos um paradigma de sociedade mais salutar e com influencias ponderadas dos meios de comunicação.