segunda-feira, 19 de julho de 2010

O que é ser homem nos dias de hoje?

Machismo é coisa do passado
Sem dúvida, questionar no século XXI o que é ser homem é profundamente antiquado.Afinal, tratando de mundo ocidental, vivemos uma transição de princípios.
Nos dias atuais, esse assunto vem ganhando mais força devido as mudanças sociais, no qual a mulher está mais ativa deixando, como era no passado, o lar e ganhando participação política e profissional,pareando com o homem nessas atividades.
No Brasil, ainda existe esse tabú de machismo, mesmo que de forma ínfima. Isto é fruto de nosso país ter sido colonizado por uma nação estado bastante religiosa, isso explica a existência de pessoas que defendem a tese de que a primeira mulher nasceu de uma costela masculina.Puro machismo e ideologia de submissão feminina.
Ser homem, geneticamente explicando, é apenas possuir um cromossomo sexual XY, ao contrário da mulher que possui apenas o cromossomo sexual XX.Logo, a diferença é genética e morfológica.
Seria muita hipocrisia dizer que ser homem é sinônimo de violência, virilidade e ter a mulher submissa, uma vez que está na constituição brasileira que todos nós somos iguais perante a lei, ou seja, não existe o dominante e o dominado.
Essa visão é pura e simplesmente romântica do século passado que perde força na nossa sociedade moderna.Hoje existe de tudo: homem que chora, mulher violenta e até mesmo o homem mulher e não vamos criticar, pois isso já existia há muito tempo desde Esparta.Ser homem é apenas uma definição e nada mais.