domingo, 18 de julho de 2010

Porque o patriotismo brasileiro só se revela em épocas de copa do mundo?

Não somos patriotas e sim torcedores
O patriotismo brasileiro não se manifesta em épocas de copa do mundo. O que se revela nesse evento é a admiração pelo futebol e pelos nossos jogadores.E, para apoiarmos necessitamos da identidade das cores da bandeira nacional, ou seja, o verde e o amarelo. Essa confusão de ideias ocorre devido a alguns fatores: está no senso comum dos brasileiros um pensamento errôneo de patriotismo e os responsáveis são os meios de comunicação e o governo que manipulam a copa e o amor brasileiro pelo futebol para retratar um parâmetro de Brasil.
Patriotismo é o amor pela pátria e a consciência dos nossos cidadãos pelos deveres cívicos para uma convivência saudável e em conjunto com a sociedade.Vestir-se de canarinho não é ser patriota.O que se manifesta no Brasil, país do futebol no momento da copa do mundo, é uma fusão de ideais e somente um time pelo qual todo o Brasil torce.Deixamos de lado nossas insígnias para torcer pela seleção brasileira.
As responsáveis por essa confusão estão o governo e a imprensa, que aproveitando desse momento de euforia no Brasil.Colocam no senso comum mensagens subliminares. Um exemplo está na copa de 70, no auge da ditadura militar, o Brasil vivia no contexto do silêncio e das disparidades sociais, com um crescimento acelerado da classe média e alta, enquanto no(Por) outro lado, havia a classe pobre desfavorecida, e nesse cenário social ouvia-se uma música para apoiar a seleção que dizia “noventa milhões em ação, pra frente Brasil,salve a seleção”.Melhor seria: noventa milhões em silencio salvem o país.
A culpa ainda prevalece no povo brasileiro que refletimos o pensamento de que somos patriotas somente no momento de copa do mundo, e poderíamos ser sempre assim idolatrando a pátria, sem diferenças no esporte, uma nação ufania e unida. Devemos ter cuidado com esse pensamento, pois nação somente engloba um país. Na verdade seria muito mais interessante retratar a ideia que somos cidadãos do mundo e ter amor pelo esporte e assim torcer pelo futebol.