quinta-feira, 5 de agosto de 2010

As representações sobre a mulher sofreram mudanças através do tempo ou permanecem coexistindo na sociedade contemporânea?

A super mulher
É um fato que a mulher no século XXI sofreu mudanças na sociedade, no entanto ela ainda sofre com os padrões do século anterior, mais as pressões que são exercidas sobre as novas tendências do que é ser mulher hoje, ou seja, ela tem que ser biônica.
A representação da mulher nos dias atuais é extremamente impressionante. Ela tem que estar de acordo com os padrões de beleza que os meios de comunicação e o consumismo criou, tem que ser bem sucedida profissionalmente, ajudando o homem no lar, cuidar dos filhos e ainda acompanhar o homem nas suas atividades sociais. A pressão sobre a mulher é extrema.
Isso é fruto da nossa sociedade está passando por um processo de transição de valores,mais a fragmentação da imagem da mulher criada pela igreja e o espaço que ela está adquirindo na sociedade.
O interessante é que ninguém questiona a saúde mental das mulheres e como elas se sentem com isso.A pressão é tão grande que algumas delas quando não se encaixam nesses padrões precisam de ajuda psicológica, pois se sentem frustradas e diminuídas pela sociedade, que não é benevolente e a exclui.
É necessário que as mulheres tomem consciência de que mesmo conquistando espaço na sociedade, elas também devem cobrar dos homens uma paridade de direitos em todos os aspectos cobrando também deles e desfragmentando essa imagem de super mulher criada pela sociedade.