sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O direito de votar:como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Reforma no processo eleitoral
O Brasil possui uma democracia com menos de trinta anos, e ainda tem muito que aprender com o processo eleitoral. Com o patamar da estrutura do voto e a administração política que chegamos é praticamente impossível promover transformações sociais de que o Brasil necessita se não houver uma reforma no processo eleitoral.
Nos brasileiros assistimos durante os intervalos das eleições notícias de corrupções, fraudes no governo, mensalão e nada fazemos. Somente assistimos e reclamamos a situação política do país.
Ainda que, como a hipocrisia é uma das faces que mais estão presentes no Brasil, na época das eleições, os mesmos corruptos aparecem nas propagandas eleitorais e com um pouco de eloqüência e alguns reparos na aparência estrutural do Brasil, tentam convencer os brasileiros que são os melhores candidatos para administrar o nosso país. E como nossa população possui uma maioria sem educação, e a ausência do poder de questionar, caem na mesma proposta feita a cada quatro anos.
É nesse contexto que nós brasileiros devemos cobrar uma reforma nas leis eleitorais, uma vez que mesmo que nós possuímos a insatisfação e mais de 50% da população deixar de votar o processo eleitoral não é cancelado, somente se ocorrer fatos que prejudiquem o processo eleitoral como fraudes, falsificação de documentos, compra de votos, extravio ou furto de urnas. É o que ouvimos e o que acontece e nunca uma eleição foi cancelada.
Nos brasileiros devemos ser mais ativos e deixar de ser manipulados pelos políticos do Brasil, que administram esse país como se fossem deles. O povo tem muita força de cobrar e mudar esse parâmetro de Brasil.