segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O indivíduo frente a ética nacional

“honestidade é um traço que deve haver em todo o indivíduo!
O brasileiro necessita imediatamente refletir a respeito de sua postura perante a ética individual e nacional. Somente reclamar sobre os problemas da sociedade e não possuir uma postura ativa no social, e exercer a cidadania o indivíduo não possuirá ética e nem moral para discutir os problemas do nosso país.
Na postura individual de cada pessoa na sociedade, exemplificando, em uma fila no banco; nós brasileiros quando encontramos um conhecido não nos importamos em passar à frente dos que aguardam, na nossa cultura não há problema, no entanto isso demonstra que a nossa sociedade está mais preocupada com bem estar pessoal e os indivíduos que o cercam, mal nos preocupamos com o próximo e o desconhecido.
Outro exemplo que corrobora para nossa sociedade individualista é que vivemos ao lado de pessoas abandonadas na rua e ainda culpamos o Estado por esse problema e não obstante, possuímos a postura de tratar essas pessoas como seres invisíveis.Indivíduos abandonados e na miséria é um problema nosso também e devemos exercer a cidadania e atuar junto com o governo e cobrar uma melhor participação social, se nós brasileiros não começarmos a cobrar, o governo continuará com mesma postura acomodada desde a época de nossa colonização.
Devemos refletir nossa postura a respeito de somente criticar o governo e deixar de assistir as denúncias de corrupção, fraudes e não cobrar uma melhoria e resolução dos problemas. E também repensar nossa postura individualista.
Como diz a candidata a presidência Marina silva do partido verde “Ninguém pode se vangloriar de ser honesto. A honestidade é um traço que deve haver em todo indivíduo." Com essa consciência que poderemos discutir os problemas do nosso Brasil e possuir ética nacional que poucos brasileiros a possuem.