terça-feira, 3 de agosto de 2010

Carta redigida a José Saramago

Rio de janeiro, 3 de agosto de 2010.

Caro José Saramago,

Li a sua entrevista ao terramérica e sua afirmação a respeito de que a vida humana é mais importante do que a vida do planeta.No entanto, achei sua tese muito individualista.
Nós vivemos em um estagio atual do capitalismo em que nossa sociedade é baseada no consumo e muito superficial.As pessoas no mundo somente possuem um valor e uma dignidade se possuir condição social. Quanto mais buscamos o consumismo mais degradamos o nosso meio ambiente em busca de matérias primas para sustentar o nosso luxo, nossa ostentação e conforto.
Enquanto isso a sociedade burguesa, totalmente individualista, defende a ideia de que precisamos cuidar de nossos entes queridos, como o próprio senhor retrata em sua entrevista na qual precisamos cuidar do jardim que existe dentro de nossa casa, ou seja, não pensar no coletivo, porém somente seus familiares.
Indubitavelmente, não é correto defender que uma árvore pode ressuscitar. É uma vida e existem milhares de espécies de árvores que levam milhares de anos para chegar ao seu crescimento máximo, e não devemos nos preocupar com elas?preservar?
Uma floresta original quando degradada e devastada, ainda que tente replantá-la ela não haverá a mesma forma de antes, pois existem interação do meio ambiente, e o ser humano não tem o poder divino de restabelecer. Ali também existem espécies de animais que convivem como nós seres humanos em família, e constituem uma sociedade, porque nós humanos, que dizemos que somos mais evoluídos não cuidamos dessa família de animais de espécies diferentes?
Assim, deixaremos de pensar como burgueses e nos preocuparíamos, não somente com nossos familiares e buscaríamos um pensamento mais abrangente que não é somente os seres humanos que habitam este planeta e devemos proteger outros seres mais frágeis que necessitam da nossa ajuda e compaixão para garantir a sua existência.

Grata,
Uma estudante.