quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Nessa gangorra social, as adpatações são inevitáveis, mas é fácil assumir novos padrões de conduta e de consumo

Ufrj97
A crise econômica parece atingir parte da população carioca e do país, mesmo aqueles que pareciam estar a salvo dela: baqueiros deixam de frequentar a noite, "socialites" são obrigadas a vender bens para o pagamento de dívidas, restaurantes tradicionais passam ao ferecer comida a quilo, lojas sofisticadas realizam promoções especiais de vendas, o crediário a longo prazo ocupa um espaço cada vez maior no volume de negócios...

Por outro lado, as classes sociais menos favorecidas, segundo pesquisas recentes, parecem galgar novas possibilidades de consumo e ascendem a padrões antes desejados e desconhecidos..

Adaptação positiva que leva ao desenvolvimento do Pais.
Nós brasileiros estamos vivendo uma fase de transição econômica, na qual a classe alta está perdendo o seu poder de consumo, e em contra partida a classe baixa melhora a sua qualidade de vida.Isso demonstra que o Brasil está diminuído as suas disparidades sociais, distribuindo melhor suas riquezas diante da população do país.
A concentração de renda é um aspecto negativo, uma vez que quanto maior a quantidade de pessoas com baixo poder aquisitivo maior os índices de violência e desemprego, e assim o país se divide em dois patamares sociais se isolando entre ricos e pobres.
O estado criando políticas de nivelamento econômico da população, somente tem a ganhar, pois incluindo a classe pobre na participação econômica do país, o governo arrecadará mais impostos das duas classes e o Brasil crescerá, diminuindo a os problemas sociais existentes.
Assim é inevitável que a população tenha que se adaptar e assumir novos padrões de consumo. A sociedade nunca fica estática. Ela está sempre modificando sua cultura, seu senso comum e modo de refletir sobre os demais. Não seria diferente no parâmetro econômico.
Essa adaptação é muito positiva para o Brasil, pois diminuirá os preconceitos existentes, pois quanto mais diferente é uma população mais choque de ideologias existirá entre elas. Redefinindo o social assumindo novos padrões de consumo, o Brasil tende a crescer e ser bastante desenvolvido.