terça-feira, 31 de agosto de 2010

E você, o que acha ? Será a censura necessária ?

A proibir para proteger a sociedade.
A censura é pertinente em casos que aliene, influencie negativamente a sociedade e coloque no senso comum ideias, que gere comportamentos que interfira no bem estar do próximo, no entanto deve ser coerente ao ponto de não censurar pensamentos e opiniões como foi feito na época da ditadura militar.
Para não alienar deve ser proibido propagandas que usam mensagens subliminares atingindo nosso subconsciente para que consumamos determinado produto. A empresa coca-cola, décadas atrás colocou seu logotipo nas telas do cinema com mensagens “beba coca-cola” e pessoas após o filme saiam ávidas para consumir tal produto, isso deve ser rechaçado, pois prejudica a população.
Outro exemplo está em programas que em horário nobre, ou seja, existe um público com várias faixas etárias. Exibam cenas de sexo, violência e ao consumo exagerado. Devemos ter a consciência de que os meios de comunicação possuem grande influencia na sociedade e forma opiniões.Indivíduos sem o pensamento consolidado, como as crianças podem repetir o mesmo do que é visto pela televisão.
É necessário haver leis em prol da avaliação do que é mostrado para o povo brasileiro, zelando o seu bem estar e a saúde do que visto pela população.
O que não deve acontecer no Brasil o que foi feito na época da ditadura militar no qual o governo para manipular e manter o controle da administração do nosso país censurou milhares de idéias, intelectuais considerados subversivos e com isso cessou o crescimento do país e da população com seus pensamentos que poderiam ajudar o país a evoluir a sociedade em vários aspectos culturais, como por exemplo; a música , o teatro, pinturas.
Filtrando as informações negativas e evidenciando com os aspectos positivos como programas educativos e culturais o estado tem e muito a ganhar com a censura.

tema 2 ufrj 1997