domingo, 15 de agosto de 2010

Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

Liberdade de expressão, mas com cautela.
No Brasil é livre a expressão jornalística, no entanto vimos freqüentemente exageros dos meios de comunicação que usam dessa liberdade para manipular a população de acordo com os seus interesses políticos e econômicos.
Nós brasileiros somos bombardeados de informações que estimulam o consumismo e analogias de padrões de vida de felicidade que na verdade não é a realidade econômica e social do país, isso estimula a classe pobre a procurar vias alternativas para atingir esse consumo como roubos e furtos. As informações negativas influenciam a população e isso deve ser controlado.
Outro exagero dos meios de comunicação é favorecer alguns candidatos a cargos políticos e estimular a população que este é o melhor político para o Brasil, isto é proibido nas leis eleitorais e devemos cobrar uma postura do governo em prol desses abusos.
É preciso ter a consciência de que o meio de comunicação possui um grande poder e isso deve ser usado a favor da população e não contra. A propaganda, por exemplo, ela é perversa e somente visa o consumo. O cigarro em suas propagandas mostra os efeitos positivos de seu consumo e não esclarece para a população seus efeitos e suas substâncias cancerígenas. É nesse contexto que deve entrar o ministério da saúde com suas propagandas que esclarecem a população e filtrar essas informações para esclarecer os brasileiros.
É necessário garantir a liberdade dos meios de comunicação, porém alienar a população e influenciar negativamente isto deve ser controlado pelo governo e adotar medidas para coibir essas atitudes intempestivas.