terça-feira, 17 de agosto de 2010

O poder de transformação da leitura

Ler para aprender a questionar
Ao adquirir o hábito da leitura em nossas vidas, aprendemos a analisar os pontos de vista de outras pessoas e o principal é ter o poder de questionar. Ao ler um livro automaticamente nossa reflexão muda e passamos a enxergar o mundo de uma forma mais abrangente e menos alienada.
No romance Fahrenheit 451 escrito por Ray Bradbury retrata uma sociedade onde os livros são proibidos e existe um corpo de bombeiros especialmente para invadir as casas e queimar quem possua algum destes, no romance as pessoas são alienadas e não possuem o poder de questionar e aceitam passivamente as imposições feitas pelo governo. O Livro foi publicado em meados da guerra fria. Ainda não chegamos a esse patamar de leis impostas.
No entanto, de forma análoga a nossa sociedade está extremamente alienada e não possui o poder de questionar as barbaridades que são impostas a nós brasileiros e o descaso do governo com a nossa população.
Isso acontece porque a maioria da população mal possui a escolaridade básica e não conhece o poder próprio de mudar esse padrão político e econômico. Esse parâmetro somente ira mudar quando a população adquirir mais educação, ler e refletir sobre a nossa sociedade.
No final do romance pessoas que não aceitavam o fato de não poder ler, cada indivíduo gravava um livro e passava aos seus descendentes para que esse instrumento tão importante na sociedade não fosse esquecido. Nós que possuímos o poder da leitura devemos também influenciar os que não conhecem assim também ajudaremos a mudar esse perfil tão negativo da nossa sociedade