terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cidadania e participação social

Propaganda e o retorno da educação moral e cívica.
Cidadania é a participação sobre direitos de exercer os deveres políticos, como por exemplo, votar, e participar ativamente com o governo na administração do país, ou seja, todas implicações decorrentes de uma vida em sociedade. E a participação social está relacionada com a influência nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sócio-comunitária, como a participação na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas, nos bairros. E ainda, pode incluir o envolvimento em causas e iniciativas, em obras filantrópicas, trabalho voluntário ou em movimentos comunitários.
Esses dois conceitos podem mudar a condição do nosso Brasil se forem aplicados por todos os cidadãos. No entanto, o governo brasileiro deveria adotar uma política de propaganda definindo cidadania e participação social, uma vez que não está claro para a população brasileira e perdemos muito com isso.
Infelizmente, a política adotada pelo Estado é alienação da população, investindo o básico em educação e saúde, que são setores estratégicos para o desenvolvimento do país. E nós brasileiros mal temos a consciência de nossos deveres políticos e o que está em nosso alcance para mudar a situação degradante do país.
Existia, aproximadamente, uns 15 anos atrás uma disciplina nos colégio públicos chamada: educação moral e cívica, que ensinava os jovens todos esses conceitos, ajudaria bastante o Brasil se essa disciplina retornasse ao ensino público.
Formaria jovens mais conscientes, participativos e com grande poder de modificar a situação social dos que necessitam. Falta propaganda convocando a população para participar da administração do país e maior consciência dos cidadãos que possuímos um poder ilimitado em nossas mãos para modificar essa situação degradante que vivemos.