sábado, 14 de agosto de 2010

A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

Melhor ajudar do que reprimir.
A violência no Brasil é resultado da falta de respaldo do estado as classes menos favorecidas que em busca do consumo e de uma inserção social usam da força bruta para adquirir bens materiais.
O maior problema do nosso país é a exclusão social e o preconceito de quem não está inserido nesse sistema em que vivemos chamado capitalismo, no qual visa predominantemente o consumo. E os indivíduos que não obtém a oportunidade neste procura forma de adquirir como furto, roubo, para sustentar a sua família ou até mesmo sustentar seu próprio luxo e ter o sentimento que está fazendo parte desse sistema. Não é culpa de quem rouba e sim de nossa estrutura política e social.
Como retrata o filósofo Rousseau o homem nasce puro e casto e a sociedade o corrompe. Quem usa da violência, com certeza passou por alguma experiência negativa que o fez escolher essa opção para sobreviver.
Para mudar as regras da violência na sociedade é necessário dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho, e investir em um setor profundamente estratégico no nosso país que é a educação, uma vez que o sistema também cobra de nós conhecimento para estar apto ao mercado de trabalho.
Não adianta coibir a população, limitando a sua liberdade individual. É necessário esclarecer a população de suas ações negativas, cuidar com projetos sociais. E não tratá-los como uns parasitas, que se cometeu algum erro tem que ser punido e não refletir sobre a origem do problema. Como fazemos com quem pratica a violência é colocar em um sistema penitenciário que não irá melhorar esses indivíduos e sim piorar e revoltá-lo ainda mais.