quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O desafio de se conviver com as diferenças

Sociedade que respeita é pacífica.
O que existe de mais encantador e belo da vida são as diferenças, com elas aprendemos uns com outros e enriquecemos nossa identidade pessoal e cultural. Se no mundo todos fossem iguais à vida seria metódica e sem graça, uma vez que é com as disparidades que aprendemos e passamos por situações na vida e adquirimos nossos conceitos e virtudes.
No entanto, nem todos os indivíduos conseguem viver com as diferenças pessoais, e acaba praticando um erro grave na nossa sociedade chamado preconceito.
Pessoas rotulam e sem nenhuma benevolência rechaçam esses indivíduos da sociedade, como se ela fosse padronizada e ninguém tem o direito de ser diferente.
Como por exemplo, como a nossa sociedade a base cultural é católica e colonização de uma minoria européia. Ainda existem pessoas com o pensamento retrógrado por ser assim, toda a sociedade deve ser também e excluem, por exemplo, indivíduos de descendência africana, e de outros tipos de religiões.
Devemos aprender com os indivíduos que excluem e ter a consciência de não praticar a mesma atitude, não devemos criticá-los, mas com exemplos e atitudes demonstrar que todos são iguais perante a lei, está presente na constituição brasileira.
Assim, defendemos nossas virtudes sem interferir e rejeitar pessoas. Nossa sociedade já pecou muito com isso, com a escravidão, por exemplo, agora na atualidade precisamos respeitar as diferenças e a individualidade de cada um.
Com isso, ganharíamos e muito, pois uma sociedade que respeita as diferenças somente tem a ganhar em aspectos positivos e viver pacificada e sem grandes conflitos étnicos, de raça ou preconceito social, afinal com o nosso grande poder de pensar e questionar seria impossível existir algum indivíduo que pense da mesma maneira e que seja igual fisicamente, ou seja, padronizar uma sociedade é impossível, logo devemos respeitar as diferenças e os ideais de cada um.